Os milhares de telespectadores do Alto Solimões se juntaram a outros milhões que fazem do JN, o maior telejornal brasileiro, para assistir à matéria do JN no ar, que esteve na cidade de Tabatinga, na fronteira com o Perú e a Colômbia, falando sobre os imigrantes haitianos e a dificuldade em obter um visto. A equipe do JN mostrou a situação precária em que vivem os haitianos, se amontoando e dormindo em pequenos quartos.
Na cidade de Santa Rosa, no Perú, a matéria flagrou o desembarque de mais de 130 Haitianos, que chegavam de Iquitos. Para a Coordenadora da Pastoral da Mobilidade da Pessoa Humana, Irmã Patrícia, a situação é grave já que a diocese não conta com muitos recursos e que tem trabalhado com as doações recebidas.
Por fim, a reportagem ouviu o Prefeito Saul Bemerguy, que disse que no município de Tabatinga a maioria da população é carente e que a prioridade dos serviços da prefeitura são para os brasileiros e que, mesmo assim, a prefeitura está contratando mão de obra haitiana.
Para conter a entrada descontrolada o governo peruano vai exigir o visto de entrada. O governo brasileiro também fará modificações no processo de autorização de vistos, autorizando apenas a embaixada em Porto Príncipe a liberar o documento.
0 comentários:
Postar um comentário